Os 4 tipos de vendedores e suas características

Quarta-feira - 22/12/21

Assim como em qualquer área, a área comercial também abriga diferentes tipos de profissionais. A característica principal de um bom vendedor é saber gerar o desejo de compra daquele produto/ serviço específico que ele representa. Porém, cada vendedor tem suas particularidades na busca pelo alcance de suas metas.

A convenção define, a partir de alguns estudos, que existem 5 tipos de vendedores. Se você é um líder, precisa conhecer bem cada um deles para saber direcionar e treinar melhor a sua equipe. E se você é um profissional de vendas descubra agora qual seu perfil:

1- O vendedor camarada 

Esse é aquele vendedor que mal conhece a pessoa, mas se porta como se já fosse um amigo próximo logo na primeira conversa. Sempre com um sorriso no rosto, ele faz seu cliente se sentir confortável e em casa. É o tipo de vendedor que sabe como se envolver pela emoção e pelo carisma. É um ótimo perfil para desenvolver relacionamentos, gerar confiança e fidelizar clientes.

2- O vendedor consultor

Esse é aquele vendedor mais sério, focado em apresentar soluções técnicas e lógicas, sem conversa “fiada”. Por conta de sua praticidade, esse perfil de vendedor atinge pouco o lado sentimental do seu cliente. Sua abordagem é mais focada em apresentar todos os detalhes do produto do que dar atenção e construir um relacionamento. Para lidar com compradores também práticos, que prezam por informações detalhadas e que não gostam de perder tempo, esse perfil tem muita chance de prosperar.

3- O vendedor sábio

Esse é o vendedor que faz o equilíbrio entre a venda técnica e a emocional. Ele conhece muito bem seu produto, sabe se relacionar e ouvir seu cliente, transmitindo tranquilidade e confiança. Normalmente, é um profissional que lida melhor com os “nãos” comuns do processo de venda. Por conta do seu perfil equilibrado e por deter muitos conhecimentos a respeito dos produtos, ele também tende a ajudar seus colegas, quando estão com dúvidas.

4- O vendedor pitbull

Esse é o profissional voltado exclusivamente para fechamentos de contratos, atuando no final do processo de venda. Seu conhecimento não está muito relacionado ao produto e suas habilidades também não são muito relacionais. Mas quando se trata de dinheiro, custo-benefício, e finalizar uma negociação, dando um desconto ou vantagens para que o cliente não vá embora sem comprar, ele é o mais habilidoso.

É aquele profissional que faz de tudo pela venda, inclusive confundir e mentir para conseguir o que quer.
Algumas empresas gostam do resultado que esse perfil de vendedor pode trazer a curto prazo, afinal eles são bons em “empurrar” os produtos bater suas metas, mas em geral, esse perfil não gera boas vendas ou relacionamento de longo prazo.

Agora que você já conhece os tipos de vendedores, saiba que não é preciso ficar fixo em um perfil. Como gestor, seu papel é treinar e sempre promover o desenvolvimento dos profissionais da sua equipe. E se você é um vendedor, agora que já sabe as características, vantagens e desvantagens de cada perfil, identifique onde você se encaixa e pense em formas de evoluir suas estratégias, e habilidades de negociação.

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