Como desenvolver e apresentar uma Proposta Comercial que gere valor ao cliente?

Quando chega a hora de apresentar a Proposta Comercial, muitos vendedores ficam na dúvida sobre quais informações colocar, se o preço deve ficar no começo ou no final, e como fazer o cliente enxergar VALOR quando recebe o preço cobrado pelo serviço ou produto. 

 

Existem detalhes que podem fazer total diferença na tomada de decisão e na percepção de VALOR pelo seu cliente. Para te ajudar nisso, separei algumas dicas essenciais para a elaboração de uma apresentação comercial de sucesso. 

 

Cause uma boa 1ª impressão

“Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão”. Essa frase muito conhecida já diz tudo sobre o cuidado que devemos ter no primeiro contato, ou na primeira apresentação com o cliente. 

Antes de falar da proposta em si, é importante você se preocupar em como irá se apresentar, seja numa reunião presencial ou virtual, a roupa que você irá vestir deve estar de acordo com a ocasião e com o perfil do cliente. 

Exemplo: Não vá de terno se seu cliente é mais “descolado” e vice e versa. Fique atento às suas expressões corporais, demonstrar confiança, segurança e empatia é fundamental. Esteja bem, prepare-se para a apresentação, pense nos pontos que irá falar, nas possíveis objeções que o cliente pode ter e em como irá contorná-las.

 

Pense no design, além do texto

Preocupe-se com o design da sua proposta e da sua apresentação. Contrate uma empresa especializada para desenvolver um “template” padrão para sua proposta, e assim conseguir editá-la quando precisar. Uma dica é desenvolver um modelo em powerpoint para usar em diferentes situações.

 

Se preocupe com o conteúdo visual da mesma forma que o conteúdo textual. Não faça proposta ou apresentação de forma improvisada, quando se trata de VENDER VALOR cada detalhe faz diferença.

 

Saiba o que deve constar na Proposta

É comum propostas comerciais terem em média 10 páginas, por isso, cuide para a sua não ser curta demais e também não ser demasiadamente longa. Pense no tempo que terá para apresentar e nas informações importantes que devem ser discutidas e ressaltadas.

Para começar, é importante ter um resumo breve com a história da sua empresa, alguns cases de sucesso e diferenciais. 

 

É importante manter essas informações mesmo que a pessoa já conheça sua empresa, porque dificilmente ela decidirá sozinha e sua proposta provavelmente passará pelas mãos de quem ainda não te conhece. Porém, faça isso de forma objetiva.

 

Apresente sua Proposta com entusiasmo

Apresente sua proposta, ressalte qual análise foi feita, o que observou e o que entregará para o cliente. Desenvolva isso na sua apresentação, junto com as etapas de execução dos serviços, os principais benefícios do seu produto/serviço e os resultados que seu cliente obterá ao te contratar. Essa é a parte mais importante.

Por fim, faça os apontamentos necessários para justificar o preço que será cobrado pelo seu serviço ou produto.

 

Todas estas questões citadas irão impactar na percepção que o cliente terá da sua proposta, valorizando ainda mais o seu trabalho.

 

Gostou dessas dicas? Compartilhe comigo o que você aprendeu e vai aplicar a partir de agora!

 

Sonhos, acredite neles!