Quantas vezes você entrou numa loja, física ou virtual e não tinha a roupa no seu tamanho nem o sapato na cor que você escolheu? Ou aquele produto liiindo que você amou na vitrine não havia mais estoque, estava “indisponível”?
Isso é muito frequente no varejo e todo esse processo começa na gestão de compra, gestão de produto ou gestão de categoria, um setor que exige cada vez mais eficiência.
Gestão de categoria tem como objetivo definir o papel dos grupos de produtos sob três pontos de vista, o ponto de vista do cliente, do sortimento e da estratégia do negócio, para atender os clientes/consumidores de acordo com seus hábitos de compra e consumo, por isso requer bons sistemas de gestão (ERP, CRM) e profissionais com perfil muito analítico, para avaliar as oportunidades de melhoria de acordo com as metas estabelecidas. É uma das áreas mais importantes e sensíveis do varejo porque envolve praticamente todas as outras áreas da empresa: planejamento, desenvolvimento, compras, logística, “visual merchandising” e por fim VENDAS.
Através do gerenciamento de categoria é possível promover o aumento de tráfego em loja, do ticket de venda por cliente e da lucratividade da empresa, “clusterizando” e gerenciando os espaços para que cada produto seja responsável pelo retorno do m2 que ocupa, nesta fase já se torna necessário investir no visual merchandising (VM).
O visual merchandising deve ser construído de acordo com o comportamento de compra do cliente, afinal, um dos seus principais papéis é aumentar as vendas. O VM é o espelho da gestão de categoria, esta deve ser monitorada e revisada continuamente para garantir o alcance dos objetivos.
Por fim, a gestão de categoria é uma das principais ferramentas de vendas do varejo, define o produto certo, no momento certo, no lugar certo, para o cliente certo. Isso sim fará o varejo vender mais!
SONHOS, ACREDITE NELES!
Ingrid Pergentino
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