O sonho de todo profissional de vendas é fechar negócios com rapidez, que rendam boas comissões (é verdade!), ter uma boa carteira de clientes, ser indicado para fechar vendas lucrativas e desfrutar de uma vida confortável, plena e feliz. Mas a gente sabe que a realidade vem com bem mais desafios e exige pitadas diárias de persistência, coragem, prospecção, prospecção e mais prospecção.
Clientes em potencial e vendedores têm prazos diferentes. A pressa, na maioria das vezes, é de quem vende. O prospect, quase sempre, estuda as possibilidades disponíveis no mercado por não conhecer o produto, deseja pesquisar preços, verificar qualidade entre uma marca e outra e descobrir qual solução é mais adequada ao seu perfil.
O tempo de negociação está diretamente ligado à necessidade do cliente em potencial. Se ele estiver precisando do seu produto ou serviço, a chance de fechar a venda é mais rápida. Caso contrário, apresenta-se como profissional, destaque os benefícios do que você tem a oferecer, fique à disposição, pergunte se pode ligar em outra ocasião, descubra se a pessoa tem dúvidas e dê tempo ao tempo. Há vendas que acontecem depois de longos períodos, especialmente aquelas que exigem grandes investimentos, como imóveis, automóveis, viagens, produtos de luxo, entre outros. Você só perde a venda quando a pessoa diz em alto e bom som que não quer comprar. Ser claro, direto, objetivo e deixar um canal de diálogo aberto com o futuro cliente facilitará o fechamento da negociação no menor tempo possível.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.