Aprenda o que é e como criar um planejamento comercial

Você sabe o que é o Planejamento Comercial, seus objetivos e como criá-lo? Identificar os pontos que travam as suas vendas, mapear as ações da concorrência, analisar o mercado, observar se a empresa tem perdido clientes importantes, definir metas para o departamento de vendas, treinar a equipe, estabelecer prazos para a realização dos objetivos e planejar ações que coloquem a companhia na vanguarda do mercado são alguns dos muitos objetivos que você pode atingir quando faz um planejamento eficiente. 

Como há inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para criar o planejamento comercial, hoje falarei sobre a Análise SWOT. 

 

Conhecida por empreendedores e profissionais mundo afora, ela é capaz de identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças de um negócio. É uma espécie de bússola que ajuda empresas de todos os portes. 

 

As siglas significam: S (Strengths = Forças), W (Weaknesses = Fraquezas), O (Opportunities = Oportunidades) e T (Threats = Ameaças). Em Português, ela é conhecida como FOFA.

 

Vamos fazer um exercício simples, mas de muito valor para colocá-la em prática?

 

Forças: aqui, você pode mencionar os pontos que fazem a diferença na empresa e são exemplos de sucesso, como equipe altamente capacitada, liderança no mercado de atuação, atendimento personalizado, logística eficiente, entre outros atributos que lhe dão vantagem competitiva.

 

Fraquezas: quais pontos não funcionam de modo eficaz e fazem a companhia perder clientes? Alta rotatividade de profissionais, time desmotivado e defasado, produto fácil de ser copiado pela concorrência, ações realizadas no modo “apagar incêndio” e baixa prospecção podem ser algumas das fraquezas do seu negócio.

 

Oportunidades: a sua empresa é a única a prestar esse tipo de serviço no setor, você criou um produto revolucionário, ganhou o apoio de um investidor-anjo e vai poder expandir diversas áreas, internacionalizar a operação mais lucrativa, tirar do papel aquela estratégia certeira que trará ótimos retornos ao negócio e contratar mais profissionais? Esses são ótimos exemplos de oportunidades a serem exploradas para chegar ao sucesso. 

 

Ameaças: a pandemia da Covid-19 é um exemplo que, infelizmente, todos nós conhecemos. Muitos setores foram fechados, profissionais perderam seus empregos, pessoas adoeceram no mundo todo e tudo isso afetou a economia mundial. Percebe como um problema externo mudou a vida de todas as companhias e exigiu novas estratégias de sobrevivência? Mapear as ameaças do mercado onde sua empresa atua ajuda a criar ações para enfrentamento.

 

Com os quatro pontos mapeados, defina as melhores estratégias para contornar as ameaças e dar um basta nas fraquezas. Para atingir esses objetivos, estipule o período de conclusão de cada ação, designe profissionais para serem os  responsáveis pela coordenação das atividades, comunique os colaboradores dos setores que estarão no planejamento comercial, confira o andamento das ações, dê feedbacks regulares ao time e ofereça ferramentas de capacitação. 

 

Por fim, trabalhe, trabalhe muito, mas nunca sem planejamento 😉

 

Sonhos, acredite neles!


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